segunda-feira, 21 de junho de 2010

CURIOSIDADE: Geladeira do futuro utiliza gel para resfriar alimentos

No lugar de prateleiras e gavetas, um gel capaz de resfriar os alimentos. Já imaginou? Parece ficção científica, mas essa geladeira é um conceito de refrigerador criado pelo estudante de design russo, Yuriy Dmitriev, e finalista do concurso Electrolux Design Lab, que busca soluções inovadoras para as cozinhas do futuro. O projeto foi escolhido entre os mais de 1.300 inscritos de todo o mundo e segue para a próxima fase. Caso vença, Dmitriev fará um estágio de seis meses no Centro de Design Global da Electrolux e levará para casa um prêmio de 5 mil euros.

O refrigerador não utiliza eletricidade ou nenhuma outra fonte energética e resfria os alimentos através das propriedades químicas do biopolímero em gel que ocupa todo o centro do aparelho. Basta colocar os alimentos dentro do gel e deixar que ele os resfrie naturalmente. O criador do projeto garante que o produto não é pegajoso e não possui cheiro. O Bio Robot Refrigerator é quatro vezes menor que um refrigerador tradicional e, por não possuir portas ou prateleiras, pode ser utilizado na vertical, na horizontal “e até no teto”, afirma Dmitriev.


Apesar de não parecer muito viável e de não apresentar respostas para perguntas básicas sobre o funcionamento do aparelho, certamente essa seria uma alternativa mais sustentável para os refrigeradores atuais – responsáveis por 8% dos gastos de energia das casas.

GOLFO DO MÉXICO: acompanhe o vazamento ao vivo

A PBS, mesma rede de notícias que havia lançado um programa para calcular o vazamento de petróleo no Golfo do México provocado pela explosão da plataforma da BP, lançou agora um canal com imagens submarinas ao vivo da região.

Para conferir, clique aqui.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

QUEDA NO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Foi registrada uma queda acumulada no desmatamento da Amazônia de 48% entre agosto de 2009 e abril de 2010, em relação ao mesmo período anterior. Os dados foram retirados do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter/Inpe).

Apesar da queda, nos meses de março e abril deste ano, o desmatamento foi 49 km2 maior que nos mesmos meses do ano passado. Os dois meses tiveram registrado 52km² cada um. No ano passado, março teve o índice de 18km² e abril 37 km².

Para a ministra Izabella, esse aumento se deve à redução da quantidade de nuvens que cobriam a região amazônica. Neste ano, a visibilidade da floresta era cerca de 25% maior que a do ano passado. "À primeira vista, esse é o principal fator do aumento dos números. Não registramos nenhuma pressão nova, nenhum fator novo que pudesse provocar um aumento do desmate na região", explicou.

terça-feira, 1 de junho de 2010

GOLFO DO MÉXICO: vazamento já é considerado o pior desastre dos EUA

O vazamento de petróleo no Golfo do México é o pior desastre ambiental da história dos Estados Unidos, segundo a principal assessora para Energia da Casa Branca, Carol Browner.

Browner disse também que os americanos estão preparados para "a pior situação", ou seja, que o óleo continue a vazar até agosto.


A empresa petrolífera BP, responsável pela plataforma Deepwater Horizon que explodiu em 20 de abril, matando 11 pessoas e iniciando o desastre, afirmou que vai utilizar uma nova estratégia para tentar conter o vazamento.


Dimensão do desastre

Pelo menos 75 milhões de litros de óleo já vazaram no Golfo do México, atingindo mais de 110 quilômetros do litoral do estado americano da Louisiana.

"Mais petróleo está vazando no Golfo do México agora do que em qualquer outra época da nossa história. Isso significa que é mais óleo do que o Exxon Valdez (navio que vazou na costa do Alasca em 1989)", afirmou Browner, em entrevista à rede de TV americana NBC.