segunda-feira, 3 de maio de 2010

ENTENDA AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO VAZAMENTO DE ÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO


Às 22h do dia 20 de abril houve uma explosão no Golfo do México. Onze funcionários da empresa British Petroleum ficaram desaparecidos no acidente. Desde então, formou-se uma corrida contra aquele que pode se tornar em breve o maior derramamento de óleo já ocorrido nos Estados Unidos, e um dos maiores da história – somando todas as manchas, a área é comparável ao tamanho de um país como Porto Rico.

O acidente ocorreu em uma região de intensa exploração de petróleo, a 65 quilômetros da costa do estado americano da Louisiana.

Quando a plataforma Deepwater Horizon pegou fogo, um sistema automático deveria ter fechado imediatamente uma válvula no fundo do mar. Deveria, mas não fechou.

O equipamento de emergência falhou e, quando a plataforma afundou, dois dias depois, a tampa do poço ficou aberta.

No começo do acidente, dizia-se que o petróleo na superfície do Golfo do México era só uma pequena quantidade, o que sobrou da plataforma perdida. Na última quinta-feira (29), nove dias depois, engenheiros perceberam que vazava quase um milhão de litros por dia. A partir daí que o presidente Barack Obama veio a público e montou uma força tarefa do governo.

Estratégias utilizadas


Devido a complexidade do vazamento os comandantes da operação apostam em várias estratégias ao mesmo tempo.

Robôs
Robôs submersíveis controlados à distância primeiro tentaram o mais simples: apertar um botão que fecharia a válvula. Nada feito. Eles agora usam ferramentas, como alicates e cabos conectores na tentativa de consertar o defeito.

Dreno
Já está em construção em um estaleiro próximo uma enorme estrutura metálica, uma câmara de contenção que será colocada sobre a região onde o petróleo está vazando. Por uma espécie de dreno, o óleo contido seria levado até navios-tanque e retirado do mar.

Plataforma móvel
Uma plataforma móvel está sendo rebocada até o local e nos próximos dias começa a perfurar um novo poço ao lado do que está vazando. Pela nova tubulação, os engenheiros pretendem injetar cimento e finalmente bloquear a passagem do petróleo pelos dutos danificados.

Além destas estratégias para bloquear o vazamento, existe uma megaoperação montada para reduzir o impacto do óleo sobre a reserva ambiental que se forma em torno do rio. Foram instalados mais de 60 quilômetros de barreiras. Aviões jogam dispersantes sobre a mancha, perto de um milhão de litros até agora e em outra frente, 75 barcos e mais de duas mil pessoas tentam retirar do mar o máximo possível do petróleo derramado.

Segundo a BP, empresa responsável pela operação da plataforma, os custos dessa operação estão chegando a 6 milhões de dólares por dia.

Impactos ambientais



A corrida agora é para evitar que o óleo continue a vazar e, alcance a costa da Lousianna. Caso isto ocorra, as regiões onde 40% da área de manguezais da costa dos Estados Unidos se concentram, podem ficar manchadas de óleo pelas próximas décadas. “As empresas de petróleo dizem que já existem as mais variadas tecnologias para a contenção de vazamentos de petróleo, mas, como foi visto, na prática, isso não é bem verdade. O impacto que um vazamento de óleo pode trazer é gigantesco e não há uma forma justa de reparar o dano”, diz Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace.

Gráfico divulgado pelo jornal The NY Times traz o perfil das espécies que estão na mira do líquido negro. Aves costeiras e animais marinhos são as mais afetadas. Entre elas, a baleia cachalote, tartarugas marinhas e o atum azul, espécie em alto risco de extinção, cujo único local de reprodução da população do Atlântico é o Golfo do México.

3 comentários:

  1. Isso é um absurdo! até quando coisas como essa vai acontecer

    ResponderExcluir
  2. As graves consequemçias se dão na demora das providençias tomadasm, que só ocorrem depois do " leite derramado "

    ResponderExcluir
  3. Isso é um absurdo! afinal o que será do planeta com tanto impacto ambiental acontecendo, e isso tudo provocado pela ação do homem que cada dia mais se torna vulneravel, egoista e n tem concientização que dependemos da fauna e flora para sobreviver. o homem só destroi cada dia mais o que deus construiu. gente vamos nos concientizar, respeitar o meio ambiente pois sem ele n existe vida! vamos acordar e mudar e fazer uma historia diferente e justa. RESPEITANDO o meio ambiente afinal é a riqueza mais valiosa e preciosa que temos!!!

    ResponderExcluir