segunda-feira, 10 de maio de 2010

GOLFO DO MÉXICO: TENTATIVA DE CONTER O VAZAMENTO FRACASSOU

Fracassou a primeira tentativa de conter o vazamento de petróleo no Golfo do México. Quase 20 dias de vazamento de óleo e o problema continua sem solução. A tentativa mais recente foi uma enorme caixa de aço e concreto para conter o petróleo.


A idéia era colocar um funil de 98 toneladas sobre o vazamento para estancá-lo. O óleo seria canalizado até a superfície por uma nova tubulação. Porém, a operação não obteve sucesso, porque hidratos (cristais parecidos com gelo) começaram a se acumular em seu interior. E pode ser que a caixa tenha que ser trazida de volta à superfície.

"Quando depositávamos o domo (funil) sobre o vazamento, um grande volume de hidratos se formou em seu interior, nos fazendo depositar a peça ao lado do vazamento. A peça está atualmente sobre o solo do oceano enquanto avaliamos opções para lidar com o problema. Estudaremos as possibilidades nos próximos dois dias” afirmou o oficial da empresa responsável pela operação, Doug Suttles.

Ambientalistas dizem que o ecossistema da região está em risco por causa do incidente. A mancha de petróleo ainda não atingiu as praias dos Estados americanos da Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida, mas pode chegar em breve.



A Guarda Costeira americana e a BP vêm trabalhando nos esforços para tentar minimizar os problemas causados pelo vazamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário